3. Formação
Ao assumir
constatamos que havia um grande índice de reprovação, especialmente na primeira
série. Começamos um trabalho de formação com os professores, no qual contamos
com a participação da Faculdade de Educação da UFRGS.
Aos
professores das demais séries se oferecia um processo de formação continuada. O
primeiro encontro ocorreu logo no início de março de 1986, reunindo toda a
rede.
As escolas
municipais também foram convidadas a discutirem o tema da Educação e trazerem
suas sugestões para a Secretaria encaminhar ao Congresso Constituinte, que
tinha sido eleito, para elaborar a nova
Constituição do Brasil.
As merendeiras também recebiam formação sobre
a importância de sua função na Escola. Nestes encontros, além da integração,
elas trocavam experiências. A professora Vera, responsável pelo setor de
Merenda Escolar era incansável no atendimento a estas profissionais.
As hortas
escolares, projeto que teve a participação da Petrobrás, foram muito importantes
no fornecimento de verduras e legumes, frescos e de boa qualidade para
enriquecerem a merenda.
4. Colônia de
Férias
Logo que
assumimos, reunimos as diretoras e propomos a elas que mantivessem suas escolas
abertas durante as férias, com recreação e distribuição de merenda para as
crianças. Seis diretoras se dispuseram e, nestas escolas, os setores de Merenda
Escolar e de Esporte e Lazer, trabalharam com os alunos que optaram por
participar dessas atividades.
No 2º ano o
projeto recebeu o nome de Colônia de Férias e se desenvolvia no Parque Getúlio
Vargas (Capão do Corvo), onde eram desenvolvidas as atividades recreativas e
artísticas e a merenda escolar era servida, na Escola Edgar Fontoura, que fica
bem próxima ao Parque.
Projeto
Irmãozinho – por este projeto, os irmãos menores dos alunos podiam vir juntos
para a escola receber a merenda. Um bom número participou e foi muito
importante para os pais, especialmente os que trabalhavam fora, por terem onde
deixar seus filhos, que recebiam alimento e recreação.
Você foi uma Secretária dedicada e que procurava resolver os problemas enfrentados pela escolas. Como informas, sempre tem quem abrace as coisas com entusiasmo e tem quem não esteja nem aí. Felizmente fostes em frente.
ResponderExcluir