domingo, 27 de maio de 2012

Para além do Rio Grande


VISITANDO PORTO SEGURO
Porto Seguro, no sul da Bahia, é um dos destinos favoritos dos brasileiros e torna-se fácil compreender esta preferência, quando se chega ao local.
A cidade reúne belezas naturais, história e atrações de lazer tão variadas, que são capazes de agradar pessoas de todas as idades.
Porto Seguro, com 90 km de costa, possui três distritos: Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. È muito importante historicamente, por ter recebido Pedro Álvares Cabral e sua expedição em 1500 e pode-se voltar ao passado visitando o Memorial da Epopéia do Descobrimento, local onde se tem a oportunidade de encontrar a réplica de uma oca indígena, na qual são conservados objetos e ornamentos usados pelos índios e uma réplica da Nau Capitânia de Cabral, com as mesmas condições de navegabilidade daquela época.
Em Coroa Vermelha, local onde foi rezada a primeira missa em terras brasileiras, se encontra plantada a cruz de madeira, réplica da que foi erguida em 1500;informou-nos o guia que ela é a segunda cruz e que a original, foi levada para Brasília. Um monumento em forma de cruz, foi inaugurado durante as comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil. Encontram-se também no local remanescentes dos índios Pataxós, que nos guiam pelo local, contando um pouco da história e mantêm muitas barracas, onde comercializam seus produtos.
A natureza em Porto Seguro é exuberante apresentando um pouco de mata natural, os mangues e muitas palmeiras, carregadas de coco. No entanto, percebe-se que houve um processo de devastação, que as gerações de hoje, mais preocupadas com a conservação da natureza, fazem alertas e mantêm cercados alguns terrenos com o aviso de que estão em processo de recuperação da vegetação perdida.
Muitas barracas foram construídas na beira da praia, algumas pelos proprietários dos hotéis, como forma de oferecer algo mais aos seus hóspedes, outras por particulares, no entanto, fomos informados por uma das guias que futuramente, elas deverão ser removidas, pelos prejuízos que vem causando aquele eco sistema.
A boa música, ao vivo, é uma constante nas diversas programações dos hotéis e nas barracas da beira da praia, assim como apresentações de axé, lambada e a tradicional capoeira. Os habitantes de Porto Seguro são alegres e hospitaleiros, pelo menos aqueles, com os quais tivemos contato.

Um comentário:

  1. Pelo visto agora resolvestes aproveitar a vida "au grand complet". Beleza de passeio! Você vai ao cerne da questão e descreve sempre o que é essencial. Quando o passeio é bom, conserva-se na lembrança por muito tempo.

    ResponderExcluir