sábado, 21 de fevereiro de 2015

Chichén Itzá

CHICHÉN – ITZÁ
México é um país privilegiado por abrigar diversas zonas arqueológicas, provenientes de distintas culturas. A Maya é sem dúvida a mais reconhecida a nível mundial por sua arquitetura e exatidão em suas observações dos ciclos da terra, assim como seu avançado uso das matemáticas.
A majestosa cidade de Chichén – Itzá funcionou como centro político da região e aí também se celebravam as cerimônias religiosas. O castelo, dedicado ao deus Kukulcán, é sua construção mais emblemática. Também se pode encontrar o El Caracol, edifício que funcionava como observatório, onde os antigos mayas estudavam os movimentos do sol, da lua, dos planetas e estrelas. Este lugar é hoje uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.
O grande edifício em forma de pirâmide é impressionante, aliás, como tudo no local. Está bastante bem conservado e nele se pode observar desenhos e estátuas com formas humanas ou de animais. Fico a pensar o grau de desenvolvimento deste povo, que numa época em que os recursos e a tecnologia eram precários, conseguiu construir estas verdadeiras maravilhas.
No local existem muitas tendas de produtos artesanais construídos e comercializados pelos descendentes dos antigos mayas. Verdadeiras obras de arte.

Para nós, que só tínhamos visto estas construções nos livros de História das Américas, foi uma experiência sem igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário