domingo, 24 de junho de 2012

Vida Profissional


ESCOLA INTEGRADA

No ano de 1968 me transferi para a Escola Integrada, localizada na Rua da Figueira, em Canoas, que ficava bem próxima de minha casa. Com isto, não precisava de transporte para chegar até ela. Ia caminhando, o que facilitava  minha vida, pois ainda estava na Faculdade, para onde me dirigia todas as tardes, usando o ônibus como meio de transporte.
A diretora da Escola era Ana Laura Nunes, que tinha sido minha colega no curso Normal. Foi ela que me fez o convite para lecionar na Escola.
Não sei bem porque a escola tinha este nome, aliás, foram construídas diversas pelo estado. Talvez tenha sido pelo modelo de construção. Era toda envidraçada e, de uma sala, se poderia ver o que se passava nas outras. Diziam que este modelo foi copiado das escolas parques, existentes em alguns países e localizadas no meio das árvores. Com certeza foi mais uma daquelas “cópias”, que seria impossível dar certo, num país de altas temperaturas e muito sol, como o nosso.
Com o passar dos anos, a escola passou a ser considerada como uma escola comum e recebeu o nome de Escola Estadual Protásio Diogo de Jesus. Lá permaneci  até o final do ano letivo de 1971, lecionando sempre na 4ª série do Ensino Fundamental.
No ano de 1970, assumi paralelamente, um contrato para lecionar Educação Moral e Cívica, na Escola Estadual Germano Witrock, no bairro Igara, onde permaneci até 1974, ano em que conquistamos nosso Plano de Carreira. Como já tinha terminado meu curso superior, fiquei bem classificada dentro da profissão e pude me demitir do contrato, pois precisava ficar mais tempo em casa, para me dedicar à educação de minhas duas filhas pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário