domingo, 24 de junho de 2012

Vida Profissional


COLÉGIO MARIA AUXILIADORA

No final do ano de 1968, após terminar o curso de Ciências Sociais, levei meu currículo no Colégio Maria Auxiliadora, porque era uma escola que oferecia o Curso Normal, para o qual eu estava habilitada a lecionar duas disciplinas: Estudos Sociais e Sociologia.
Para minha surpresa, no início de 1969, estava uma tarde em casa, quando recebo a visita da diretora do Colégio, Irmã Maria Hildtgardis. Conversamos sobre o assunto e ela acabou me convidando para ser professora da Escola.
Lecionei no Auxiliadora de 1969 até 1985, quando saí para ser a Secretária de Educação do Município de Canoas.
Foi uma experiência maravilhosa trabalhar com as futuras professoras. Tive muita facilidade de relacionamento com as turmas. Além de ensinar, aprendi muito com elas e, até hoje, tenho grandes amigas, que foram minhas alunas no Curso Normal.
No início o Colégio era só para meninas. Anos mais tarde, se transformou numa escola para ambos os sexos.
Além do curso Normal, lecionei também a disciplina de Organização Social e Política do Brasil (OSPB), no Ginasial, que corresponde hoje aos anos finais do ensino fundamental.
Ministrar aulas destas disciplinas, num período de ditadura, não foi nada fácil. A gente tinha que buscar uma maneira de despertar as consciências, sem ser muito ostensiva.
O Colégio oferecia formação continuada a seus professores e isto nos propiciava crescimento e maior integração. Até hoje, temos um grupo que se reúne periodicamente para  um chá, com muita conversa.

Um comentário:

  1. Um belo relato do início de tua vida profissional. Escreves muito bem, o texto flui como se estivesse deslizando na neve. Agora, só os cabelos das
    colegas da Escola Integrada já valem a foto.

    ResponderExcluir