domingo, 16 de setembro de 2012

Minha historia literária



COMO COMECEI A ESCREVER

Sempre gostei muito de ler, mas nunca havia me dedicado à escrita, até porque nunca fui incentivada pelos meus mestres, alguns inclusive  diziam que eu muito concisa e que precisava escrever mais nas minhas redações.
No período em que coordenei a 27ª CRE, fui, assim como os demais coordenadores, muito incentivada a escrever sobre nossas vivências. Já escrevia meus pronunciamentos, quando era Secretária de Educação do município e depois como coordenadora regional de educação, mas nada além disto.
Em 2002 escrevi algumas crônicas que foram publicadas na imprensa local e, após a aposentadoria comecei realmente  a escrever, tendo como principal objetivo,  resgatar experiências e lutas de minha categoria, das quais participei ativamente, bem como para relatar as ações realizadas no período em que estive à frente da 27ª CRE. Outros temas vieram depois.
Escrevi diversos artigos e crônicas sobre temas relacionados à Educação, a Questão Ambiental, a Luta das Mulheres e do Magistério Estadual, publicados na imprensa local e em semanários da cidade de Tramandaí. Possuo quatro livros publicados:
 “Construindo a Escola Democrática e Popular”, meu primeiro livro, publicado em 2004, que resgata a experiência vivida com minha equipe, na 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), entre os anos de 1999 a 2002;
 “20º Núcleo do CPERS/Sindicato – 25 anos de luta”, editado em 2005 e trata da trajetória de luta do magistério estadual e dos funcionários de escola, especialmente na  região;
 “A Gestão Democrática da Escola Pública”- publicado em 2008, registra a história da conquista da Eleição de Diretores e dos Conselhos Escolares nas redes estadual e municipal;
 "Crônicas" - Uma compilação de crônicas escritas nos últimos dez anos. Publicada em 2012, com apoio do Programa de Incentivo a Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas.
Participei da Coletânea: Contos e Crônicas, publicado pela Associação Canoense de Escritores, em 2009.
Venho participando de diversas Feiras do Livro nos municípios de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, Imbé, Porto Alegre e Tramandaí e fui patronesse da VII Feira do Livro de Niterói, Canoas.

Um comentário:

  1. Marina

    Só li as "Crônicas" e nelas percebo o acreditar na vida, o sabor da luta, o valor da conquista e a importância da dignidade.

    Parabéns!

    [s] Profª Ilse

    ResponderExcluir