sábado, 3 de dezembro de 2011

Paulo Freire


COMO CONHECI PAULO FREIRE

Durante  o curso Normal, visitou a nossa turma a educadora montenegrina,  Rosemary Petry, que fez um convite para quem quisesse participar, de um Curso a ser ministrado por Paulo Freire, sobre seu método de alfabetização de adultos. Ela ofereceu inclusive, acomodações em seu apartamento para quem quisesse fazê-lo.
Naquela época, quase não se falava ainda em Paulo Freire, mas fiquei interessada no curso e logo me candidatei a fazê-lo.
Paulo Freire foi o primeiro a sistematizar e experimentar um método inteiramente criado para a educação de adultos. Por este método, a alfabetização se constitui como um processo de conscientização, capacitando o aluno tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita, quanto para sua libertação.
A metodologia desenvolvida por ele foi muito utilizada no Brasil, em campanhas de alfabetização  e, pelo fato de despertar a consciência dos alunos, ele foi acusado de subverter a ordem constituída, sendo preso após o golpe militar de 1964. Depois, exilou-se no Chile, onde encontrou um ambiente social e político favorável ao desenvolvimento de suas teses.
Neste curso, Paulo Freire detalhou seu método revolucionário, que conseguia alfabetizar em apenas 45 dias.
Desde aquele encontro, não pude mais deixar de admirar, este que considero, como o maior educador brasileiro, reconhecido internacionalmente, por sua contribuição para a Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário