quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Meus Professores na UFRGS

Tive muitos professores na UFRGS, todos me transmitiram algum tipo de ensinamento. Por alguns tive e ainda tenho grande admiração, por outros nem tanto. Como era um período ditatorial, de modo geral, eles eram bastante contidos, mas dava para perceber os que eram contra aquele estado de coisas e os que estavam conformes com a ditadura.
               Leônidas Xausa, acho que posso dizer,  era o meu professor predileto. Com ele aprendi muitas coisas. Suas aulas e os livros que indicava, esclareciam muitas coisas, em relação ao momento que vivíamos no Brasil. Acabou sendo cassado e afastado da UFRGS, conforme já me referi em outro registro. Xausa e José Giusti Tavares foram nossos professores de política; Edgar Irio Simm, de Economia; Cayobi de Oliveira, de Matemática; Laudelino Teixeira de Medeiros de Sociologia; Jorge Alberto Furtado, também de Sociologia; Dirce Brasil Ferrari, uma das disciplinas pedagógicas Os de antropologia eram Pedro Ignácio Schmitz (antropologia física) e Sérgio Alves Teixeira. Os de Estatística, José Carlos Grijó e Herbert Guarini Calhau; Geografia Humana,  Rafael Kopstein; Psicologia Social, Nilo Maciel; História, Francisco Machado Carrion, com o qual tivemos pouquíssimas aulas, já que era normalmente substituído por seu assistente, do qual não recordo o nome.
            Estes foram os professores dos quais lembrei o nome, com ajuda de dois colegas, Anita e Raimundo. Os demais, não consegui lembrar.
            A professora Dirce Brasil Ferrari, no ano de 1969, logo após eu ter terminado o Curso, me convidou para trabalhar com ela no Colégio de Aplicação. Como estava grávida da minha primeira filha e morando em Canoas, achei que seria difícil aceitar por exigir o cumprimento de horário integral. Fiquei muito feliz com o convite e, até hoje, não sei se tomei a melhor decisão. Mas na vida, temos que fazer escolhas e cada uma delas, representa uma renúncia.

Um comentário:

  1. Muito boa a tua iniciativa de relembrar nossos mestres do curso de Ciências Sociais da UFRGS. A grande maioria deles, por suas qualidades, ficou marcada em nossa memória cognitiva e também afetiva.

    ResponderExcluir