domingo, 15 de julho de 2012

Desempenhando nova função


COMO ME TORNEI SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE CANOAS

Considero importante retroceder um pouco na história, há um ano após eu ter vindo residir em Canoas, 1968. Neste ano, houve eleição para substituir o Prefeito Hugo Simões Lagranha, que terminava seu mandato. Foi eleito Carlos Giacomazzi, que não chegou a assumir porque, o decreto de número 314/68, do governo militar possibilitou que nosso município passasse a ser considerado como  Área de Segurança Nacional. Nestes municípios, os prefeitos passaram a ser nomeados pelo Presidente da República. Hugo Lagranha,  foi nomeado para permanecer no governo até julho de 1971; daí por diante, até 1985, os prefeitos de Canoas foram nomeados. Neste ano, com o processo de abertura política, nosso município voltou a escolher seu prefeito e o povo canoense elegeu novamente a Carlos Giacomazzi que, desta vez, assumiu em 01 de janeiro de 1986.
Fui convidada pelo novo Prefeito para assumir a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A posse ocorreu em 02 de janeiro de 1986. Foi uma rica experiência. Até aquele momento eu havia trabalhado em escola, na sala de aula e esta nova função exigia muitas outras habilidades. Aos poucos fui aprendendo a administrar. Foi uma aprendizagem difícil, mas que trouxe muitas alegrias e realizações.
Fiquei na função até o início de 1988, último do mandato do prefeito. Não fiquei até o final, em virtude de uma paralisação do funcionalismo municipal. Quando  foi decretada, o Prefeito chamou  todos os secretários para uma reunião e ordenou que os pontos dos grevistas fossem cortados. Voltei para a Secretaria e não tomei nenhuma medida punitiva, pois seria uma incoerência de minha parte, que sempre defendi a greve quando atuava no sindicato, punir meus colegas de trabalho.
É claro que esta atitude repercutiu nas outras secretarias e alguns secretários condenaram minha atitude. Achavam que eu deveria cortar o ponto dos grevistas, assim como eles fizeram, para cumprir a determinação do Prefeito. Diante da situação, não tive mais clima para continuar no secretariado. Saí, mas fiquei com a consciência tranquila, porque mantive a coerência.
Junto comigo, em solidariedade, saíram também os diretores Elton Gilson Cezimbra da Rosa, do Departamento de Serviços Auxiliares e Geraldo Recktenvald,  do Departamento de Desporto Lazer e Recreação, a coordenadora da Merenda Escolar, Vera Maria Stoffel Biassusi e o responsável pelo Setor de Manutenção, de Imóveis e Equipamentos, Adílpio Antonio Zandonai.  Todos trabalhavam comigo na Secretaria.

Um comentário:

  1. Parabéns pela atitude! Manter a coerência política quando em cargas de mando não é tarefa muito fácil.

    ResponderExcluir